quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Risotto de Funghi Porcini Secchi com Filé Mignon


Porcini: extravagância necessária

Meus pais adoram viajar, bom pra eles, melhor pra mim! Sempre que viajam trazem novidades e/ou ingredientes bacanas dos lugares visitados. Já contei pra vocês que faço muitos pratos com cogumelos, deve ficar até chato né? Mas fazer o que, se é bom demais e eu não me canso? Um dos primeiros pratos que começamos a fazer lá em casa com cogumelos foi o macarrão ao funghi. Facílimo de fazer e um dos meus favoritos. Mas por muito tempo usamos o funghi chileno, que tem sabor bem pronunciado e textura fibrosa. Não há nada de mal nisso, pelo contrário, é uma delícia. Mas em uma viagem que meus pais fizeram à Toscana, eles conheceram e se apaixonaram pelo funghi porcini. Aí trouxeram aquela muamba básica na mala e foi só festa até acabarmos com o estoque. A desgraça é que o danado é gostoso que só ele, mas é caro de doer. Nossos hermanos chilenos são mais camaradas e vendem seu funghi a um preço mais razoável. Se eu acho que vale a pena pagar a diferença? Acho! Claro que ninguém vai comer porcini  todos os dias, mas de vez em quando a gente merece uma extravagância né?

Um dos meus apelidos lá em casa é "risoteira". Comecei a preparar risottos depois de muito vê-los em programas de televisão. Antes disso, risotto lá em casa só aqueles de frango, meio no estilo galinhada. O risotto italiano virou queridinho na família, e essa receita é uma das mais executadas. Ele também é super cremoso, como todo risoto deve ser, com sabor exótico e inconfundível do funghi, vinho branco, muito queijo parmesão e um toque de alecrim para valorizar o sabor  terroso do porcini. Tá esperando o que para experimentar?

RISOTTO DE PORCINI SECCHI

Ingredientes (4 pessoas)

  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 1 colher de chá de alecrim picado
  • 40 g de porcini seco (ou outro funghi)
  • 1 xícara de leite
  • 3 xícaras de água
  • 2 xícaras de arroz arbório
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de creme de leite (opcional)
  • salsinha para decorar

1) Lave o porcini e deixe de molho em 1 xícara de água misturada a 1 xícara de leite por 20 minutos. Em seguida escorra o funghi, reserve o líquido para ser esquentado junto com o restante da água que será usada como caldo de cozimento do arroz
2) Derreta uma colher de manteiga e um fio de azeite (para a manteiga não queimar). Refogue a cebola por uns 3 minutos, acrescente o alho e o arroz. Deixe refogando de 3-5 minutos e coloque o alecrim, o funghi escorrido e o vinho.
3) O procedimento de preparo do risotto é simples mas exige atenção. Aos poucos vá acrescentando o líquido (meia xícara por vez) mexendo sempre (de preferência com uma colher de pau). Para essa quantidade de arroz você precisará de aproximadamente 4 xícaras de líquido. A medida que o arroz for absorvendo o caldo, acrescente mais líquido. Esse processo dura em torno de 15 minutos. Passados 12 minutos, experimente o arroz. Você terá uma ideia de quanto tempo mais deverá cozinhá-lo. É importante deixá-lo al dente.
4) Depois de cozido, acrescente 1 colher de sopa de manteiga, o queijo e o creme de leite. Tampe a panela e deixe curtir por 2 minutos. Decore com salsinha e sirva imediatamente com filé mignon grelhado.

Para dicas de como preparar o filé mignon, não deixe de conferir essa e essa receitas!










Um comentário:

  1. Receita de dar água na boca!
    Conheço seus risottos de outras temporadas e são todos DELICIOSOS! Viraram mania lá em casa toda vez que queremos fazer uma comidinha especial.
    Mas esse aí é novidade! Quero provar ;)

    bjs

    ResponderExcluir